Sobre o Curso

ÁREA
Eletrônica

CARGA HORÁRIA
1200 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Roberto Simonsen"
Rua Monsenhor Andrade, 298 - Brás | São Paulo CEP: 03008-000

TELEFONE
11 3322-5000

E-MAIL
senaibras@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O Curso Técnico em Eletrônica tem por objetivo habilitar profissionais para desenvolver circuitos eletrônicos, integrar de sistemas eletrônicos e realizar a manutenção de circuitos e sistemas eletrônicos, seguindo normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.

Requisito

turmas disponíveis

Programação do Curso


COMUNICAÇÃO EM MULTIMEIOS
Processo de comunicação; Ferramentas de comunicação online; Técnicas de argumentação; Documentação técnica; Técnicas de apresentação; Planejamento; Situações de uso; Conteúdos em multimeios; Currículo; Carta de apresentação.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Computadores e mobile; Indústria 4.0; Internet; Aplicações web e aplicativos; Editor de texto; Interação digital; Tipos de apresentação; Planilhas eletrônicas; Programação.

CIRCUITOS ELETRÔNICOS
Eletricidade; Grandezas do circuito elétrico; Circuitos elétricos; Leis da Eletricidade; Potência elétrica em corrente contínua; Capacitores em corrente contínua; Corrente alternada; Instrumentos de medidas elétricas; Aspectos relacionados a segurança e meio ambiente nos serviços em eletricidade; Técnicas de montagem de circuitos; Lógica combinacional; Lógica sequencial; Programação.

SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO
Atuadores; Contatores; Válvulas; Sensores; Circuitos; Controladores lógicos programáveis;

ELETRÔNICA EMBARCADA
Microcontroladores; Linguagem de alto nível; Interface com o mundo analógico; Software embarcado em microcontrolador; Microcomputador; Internet das Coisas ? IoT.

SISTEMAS ELETRÔNICOS ANALÓGICOS E DE POTÊNCIA
Semicondutores; Circuitos eletrônicos analógicos; Testes de funcionalidade; Fonte chaveada; Conversores DC/DC; Nobreaks; Conversores CA/CA.

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS AUTOMATIZADOS
Integração de sistemas automatizados; Equipamentos e dispositivos para automação; Conectividade; Redes industriais; Instalação física dos equipamentos; Validação de sistemas eletrônicos; Meio ambiente e segurança na integração de sistemas automatizados.

MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS
Manutenção; Ferramentas da qualidade; Técnicas de identificação de defeitos utilizando dispositivos; Técnicas de diagnóstico; Técnicas de manutenção em hardware; Técnicas de validação da manutenção; Calibração de equipamentos e sistemas eletrônicos; Documentação ligada ao processo de manutenção.

PROJETO DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS
Diagramas e circuitos eletrônicos; Desenho de placas eletrônicas; Comandos de pós-processamento; Gestão de projetos; Execução de projetos.