Área Tecnológica

Atendendo às exigências atuais dos processos de trabalho na indústria, o Curso de Aprendizagem Industrial se confunde com a própria história do SENAI. Incontáveis vezes, a aprendizagem foi descrita em documentos oficiais como "a razão de ser do SENAI".

Voltado para jovens que buscam capacitar-se para o primeiro emprego, o Curso de Aprendizagem Industrial é gratuito, estruturado para jovens da comunidade entre 14 e 18 anos, encaminhados formalmente por empresas e que tenham concluído o Ensino Fundamental.

Nas escolas da rede SENAI em São Paulo, o Curso de Aprendizagem Industrial forma profissionais qualificados para as áreas de alimentos, automobilística, calçados, eletricidade, gráfica, mecânica, metalurgia, mobiliário e vestuário. Ao final do curso os alunos recebem Certificado de Qualificação.

Nosso processo seletivo foi alterado e não haverá aplicação de provas presenciais, que foram substituídas pela avaliação de desempenho por análise do Histórico ou Boletim Escolar.

Haverá a necessidade de realizar o upload do Histórico ou Boletim Escolar para comprovação das informações cadastradas.

Saiba mais sobre as inscrições:

 

Candidatos encaminhados formalmente por empresas contribuinte do SENAI/SP:

  • Cada empresa poderá indicar, preferencialmente, até 5 candidatos para cada vaga que pretenda efetivamente preencher;
  • O candidato deverá inscrever-se em uma única escola, concorrendo exclusivamente a ocupações/turnos nela oferecidos;
  • O candidato deverá inscrever-se, via Internet, e assinalar, em ordem de prioridade, até três ocupações/turnos oferecidos pela Escola onde pretende fazer o curso, devendo pelo menos uma das opções corresponder à ocupação indicada pela empresa;
  • Poderão se inscrever, preferencialmente, os candidatos que tenham, no mínimo, 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhes permita concluí-lo antes de completar 18 anos, com exceção do curso, dentre outros, de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, em que a exigência é, no mínimo, 16 anos na data do início do curso e, no máximo, 24 anos na conclusão;
  • Os candidatos não pagarão qualquer taxa;
  • O resultado da seleção somente será divulgado após a confirmação, pelas empresas, dos candidatos que serão contratados como Aprendizes; Não serão aceitas matrículas de alunos que, embora aprovados no processo seletivo, estejam regularmente matriculados em cursos oferecidos gratuitamente pelo SENAI/SP e que pretendam cursá-los simultaneamente.


  • Inscrições para processo seletivo para candidatos encaminhados por empresa:


Período: 16/11/2020 a 30/11/2020

Prazo final para upload ou entrega de carta de encaminhamento: 02/12/2020

Divulgação dos resultados: 12/01/2021


Candidatos encaminhados pela comunidade: 

  • O candidato deverá inscrever-se em uma única escola, concorrendo exclusivamente a ocupações/turnos nela oferecidos;
  • O candidato deverá inscrever-se, via Internet, e assinalar, em ordem de prioridade, até três ocupações/turnos oferecidos pela Escola onde pretende fazer o curso;
  • Poderão se inscrever os candidatos que tenham, no mínimo 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhes permita concluí-lo antes de completar 18 anos, com exceção do curso, dentre outros, de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, em que a exigência é, no mínimo, 16 anos na data do início do curso e, no máximo, 24 anos na conclusão;
  • Não serão aceitas matrículas de alunos que, embora aprovados no processo seletivo, estejam regularmente matriculados em cursos oferecidos gratuitamente pelo SENAI/SP e que pretendam cursá-los simultaneamente.

 

  • Inscrições para processo seletivo para candidatos da comunidade:


Período: 15/01/2021 a 20/01/2021

Prazo final para upload ou entrega de carta de encaminhamento: 21/01/2021

Divulgação dos resultados: 08/02/2021