Histórico


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, foi criado em 22 de Janeiro de 1942 através de Decreto Lei do então Presidente da República, Sr. Getúlio Vargas, com o desafio de atender uma demanda de qualificação da força de trabalho que era empregada pela indústria brasileira que se encontrava carente deste suporte para ver assegurado o seu crescimento.

Logo em seguida, já em setembro de 1942, o SENAI iniciava suas atividades no Estado de São Paulo, providenciando a compra de terrenos e prédios onde seriam instaladas suas escolas, realizando o cadastramento das indústrias existentes, bem como a quantidade de pessoas empregadas nestas empresas.

Tão antiga quanto o próprio SENAI-SP, em 02 de agosto de 1943, a Escola SENAI “Roberto Simonsen” iniciava suas atividades em dois endereços próximos ao atual. Ela já nascia com grandes proporções para o atendimento das largas demandas que caracterizam São Paulo como centro econômico e pólo tecnológico do País.

Devido a essa diversificação das exigências, a Escola desenvolveu uma característica peculiar que é a alta capacidade de responder com rapidez e competência às mudanças do mercado de trabalho, que se renova e cambia constantemente.

Assim, atenta às novas e urgentes demandas surgidas no contexto de crescimento econômico e rápido desenvolvimento industrial da capital paulista, a Escola SENAI "Roberto Simonsen", ao longo da sua história, consolidou-se, expandiu-se e diversificou-se. Para uma organização de formação profissional, a adaptação da sua oferta à evolução e à demanda do seu ambiente implica redefinir de maneira permanente as suas ações de educação profissional e seus objetivos, repensar os seus conteúdos, elaborar métodos e formas de organização que permitam ter em conta os requerimentos da indústria e as necessidades individuais das pessoas que devem ser formadas e, finalmente, ser capaz de pôr em prática esses programas, métodos e organizações.

Reconhecida pela sociedade em geral e pela indústria paulistana em particular, a Escola oferece às empresas industriais e à comunidade serviços profissionais diversificados, posicionando-se como uma provedora de soluções educacionais e tecnológicas em apoio às políticas que objetivam incrementar a competitividade da indústria brasileira.

Esta particularidade fez desta Unidade um laboratório para ensaios de quase todas as iniciativas educacionais que ocorreram e ocorrem no Departamento Regional. Assim, os mais diversos cursos e programas, numa ampla variedade tecnológica, já foram instalados na Escola SENAI “Roberto Simonsen”, fazendo dela um centro de referência, difusão e excelência em educação para o trabalho, trazendo orgulho a todos que de sua equipe participam além do forte desejo de contribuir continuamente para a perpetuação desta liderança. O primeiro curso de ferramentaria da América do Sul foi instalado nessa escola, em 1962. Cursos técnicos passaram a ser oferecidos a partir de 1971. A informática industrial foi introduzida na prática de oficina, com a implantação da primeira máquina de comando numérico computadorizado,  em 1982.

Hoje, a Escola SENAI "Roberto Simonsen"  concentra suas atividades em cursos de vários níveis, nas áreas de: mecânica, telecomunicações, eletroeletrônica, mecatrônica, marcenaria e gás.

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar